Regularização fundiária

Regularização Fundiária25/10/2011 - 20:31

Agricultura e Abastecimento

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Otávio Augusto Barbosa, assinaram nesta terça-feira um Protocolo de Procedimentos durante solenidade no Salão Nobre do Palácio da Justiça. O acordo faz parte das atividades de encerramento do Seminário de Regularização Fundiária e Urbanística do DF, promovido pelo TJDFT.
“Este é um documento histórico, porque é um protocolo de compromissos firmados entre todos os atores da sociedade e dos Poderes constituídos”, destacou o governador. “Com ele, nós poderemos acelerar a regularização fundiária no Distrito Federal, com metodologia, aparando as arestas que possam existir entre as diferentes áreas de governo”, completou.
“Hoje é uma data histórica para a vida constitucional, institucional e política do Distrito Federal. Pela primeira vez, os Poderes se reúnem para definir procedimentos para a regularização de terrenos. Por parte do Tribunal, faremos isso por meio da conciliação ou da mediação. Temos até varas específicas para isso”, afirmou o presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa.
O Protocolo traz o entendimento entre os Poderes e órgãos de regularização, com o objetivo de acelerar os procedimentos de regularização, estabelecendo áreas prioritárias, entre elas as áreas e condomínios de baixa renda, e com maior facilidade de regularização. A meta é que haja conciliação e mediação antes do conflito judicial. As medidas apresentadas deverão ser adotadas em curto (até um ano), médio (até dois anos) e longo prazos (superior a dois anos). Veja o quadro no fim da matéria.
O seminário é uma parceria do TJDFT com o Governo do Distrito Federal, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a Associação dos Notários e Registradores do DF, com apoio da Universidade de Brasília. O acordo firmado vai garantir mais segurança jurídica a respeito do direito constitucional de propriedade e representa um grande passo rumo à legalização fundiária e urbanística no DF.
O evento, encerrado nesta terça, contou com cerca de 300 representantes da sociedade. O objetivo foi apresentar e discutir alternativas para a regularização fundiária e urbanística do DF. Ele foi realizado em duas fases: a primeira contou com palestras sobre o tema e a segunda apresentou os resultados dos debates e foi finalizada com a assinatura do Protocolo de Procedimentos entre os órgãos participantes.
Além do governador Agnelo Queiroz e do presidente do TJDFT, também assinaram o protocolo o procurador-geral do Distrito Federal, Rogério Leite Chaves; o juiz titular da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, Carlos Divino de Vieira Rodrigues, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do DF, Allan Nunes Guerra.

Principais medidas propostas

PRAZO
MEDIDAS
Curto
· fortalecer o Comitê Distrital de Assuntos Fundiários
· disciplinar e definir periodicidade de reuniões do Fórum Distrital de Regularização Fundiária
- promover treinamento e incentivar mediação e conciliação judiciais
· construir um portal na internet dirigido à regularização fundiária
· construir um Sistema de Informação Territorial e Urbana do DF
· conceder ao TJDFT e ao MPDFT acesso aos sistema Terrageo, da Terracap
Médio
· promover políticas para oferecer parcelamento regular de terrenos públicos e privados, de acordo com parâmetros definidos pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT)
· definir, com auxílio da Universidade de Brasília, um marco regulatório do que seja uma região metropolitana
Longo
· implementar políticas públicas para fortalecer a gestão da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) e indicar representante do Comitê Gestor do Conselho Administrativo da Ride

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires