Vicente Pires, 5 anos de várias conquistas



No dia 26 de maio, Vicente Pires completará 5 anos como cidade independente. Segundo a última pesquisa por amostra de domicílio, a cidade tem cerca de 80 mil habitantes, número que comprava que Vicente Pires é a região administrativa que mais cresce no Distrito Federal. Com o crescimento habitacional a cidade precisa de mais infraestrutura, com isso o Governo do Distrito Federal em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento, liberou uma verba de 419 milhões para a implementação do sistema de drenagem pluvial e também a pavimentação de toda a cidade.  Essas obras serão grandes conquistas juntamente com a licença ambiental e plano urbanístico, importantes fatores para a regularização da cidade, que já se encontra em fase final, faltando apenas questões fundiárias a serem definidas para a tão sonhada escritura dos lotes.

Saiba mais sobre a história da cidade

Nossa história começa nos anos 60. Nessa época Vicente Pires era habitada por índios e nos anos 70 por fazendeiros, a cidade tem uma história brilhante. Uma história que ganhou nova densidade a partir de 1989 quando foi firmado um convênio intermediado pelo GDF e realizado por meio da Fundação Zoobotânica. Foi feito um contrato de uso do solo para produção agrícola com cerca de 360 chacareiros, cujo prazo tinha um tempo de uso estipulado em 30 anos.
Aqui se produzia de tudo: hortifrutigranjeiro, hortaliças, leite de cabra e bovino, flores, e vários tipos de frutas, como: manga, banana, laranja, mexerica, limão e uva, além de milho e feijão. Mas não é só isso, a região também se destacou pela grande produção de vinho e criação de pombos-correio que, aliás, são conhecidos em vários países da Europa, África e América do Sul.
A riqueza dessa região se dava não só pela fertilidade do solo, mas também pela abundância de água, escorridas pelos córregos Vicente Pires e Samambaia e se tivéssemos que ser representados por um pássaro, o tucano seria esse representante, pois é um dos maiores habitantes de nossa fauna e flora.
A primeira Instituição representativa da cidade foi a APROAC- Associação dos Produtores do Projeto Rural de Águas Claras. Em 1994, essa instituição transformou-se em ARVIPS - Associação dos Produtores Rurais de Vicente Pires, cuja denominação atual é Associação Comunitária de Vicente Pires - ARVIPS.
A história dos últimos vinte anos da cidade é conhecida por grande parte da comunidade, pois assim como ocorreu na maioria das regiões Administrativas de Brasília, Vicente Pires passou a fazer parte do sonho de moradia de muitos brasileiros que buscavam nesse cantinho do Distrito Federal uma nova oportunidade de vida e desenvolvimento para suas famílias. Foi assim que devagarzinho a cidade ganhou forma e se transformou numa das mais promissoras Regiões Administrativas do DF, com cerca de 20 mil famílias e 80 mil habitantes.
Em 26 de maio de 2009, emancipou-se de Taguatinga e passou a ter administração própria, tornando-se a 30º RA do Distrito Federal. 



Equipe médica está realizando atendimentos em Vicente Pires


Desde o último dia 19, uma equipe médica estará realizando consultas para triagem de exames a serem realizados pela Carreta da Mulher, que voltará à cidade nos dias 02, 03 retornando no dia 09 e permanecendo até 27 de junho.
Hoje o atendimento está sendo realizado no Assentamento 26 de Setembro, na Igreja evangélica Assembléia de Deus, porém outros pontos da cidade receberão a equipe médica, confira os locais abaixo.
- dias 20 e 21 na Paróquia São José Operário – Rua 08 chácara 225 lt 03 – Bairro São José;
- dias 22 e 23 na creche Children’s Palace Hotel e Creche – Av. da Misericórdia chácara 111 – Colônia Agrícola Samambaia.
Vale lembrar que é necessário passar por essa triagem para a marcação de exames na Carreta da Mulher.
Exames realizados pela Carreta da Mulher:
- Ecografia: abdômen total e superior, gestacional, pélvica, transvaginal, tireóide, mamária e vias urinárias;

- Preventivo;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires