Cuidados

Castramóvel ultrapassa marca de 120 atendimentos

  Mariana Damaceno, da Agência Brasília
Castramóvel ultrapassa marca de 120 atendimentosFoto: Hmenon Oliveira / Arquivo
Qualquer pessoa pode se cadastrar para ter seu animal de estimação atendido pela unidade móvel
  Há pouco mais de dois meses, está mais fácil para os donos de animais domésticos conseguirem castrar seu bichinhos de estimação de forma rápida, segura e gratuita. Isso porque, desde setembro, o castramóvel realiza atendimentos aos cadastrados para participar da iniciativa. Já foram realizados mais de 120 atendimentos.

A unidade móvel atende em Taguatinga, cidade que mais teve cadastros, junto a Ceilândia e Vicente Pires. No entanto, qualquer pessoa pode se inscrever. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo número 3214-5121 ou enviar a ficha cadastral para o e-mail cadastrocastramovel@gmail.com. A Secretaria seleciona os beneficiados e entra em contato para agendar a consulta.

É importante lembrar que têm preferência protetores de animais, ONGs e pessoas que recebem benefícios de programas sociais do governo. Os atendimentos são agendados sempre para sextas-feiras, das 8h às 17h.

O projeto conta com a parceria da Universidade de Brasília (UnB), que cede os médicos veterinários que realizam exames pré-operatórios e cirurgias dos animais cadastrados.

A Analista de Atividades do Meio Ambiente e médica veterinária do Ibram, Ana Nira, lembra que a castração de cães e gatos é muito importante para o controle de natalidade desses animais, permitindo o equilíbrio populacional a longo prazo. "São grandes os riscos oferecidos por animais domésticos abandonados. Eles podem atacar animais silvestres dos parques e também os próprios frequentadores".

ETAPAS - Para fazer a cirurgia é imprescindível realizar o pré-cadastro junto à Subsecretaria de Saúde Ambiental da Semarh. Após a convocação, o animal passa pelas etapas dos exames pré-operatórios para avaliação da saúde e, se estiver apto, é enviado para a cirurgia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires