Rollemberg anuncia secretariado; veja quem integra o 1º escalão

Diretor da Polícia Civil e comandante da PM ainda não estão definidos.
Anúncio feito em hotel tem 25 nomes; número de secretarias foi reduzido.

Do G1 DF
Governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg, e secretariado anunciado nesta segunda (15) (Foto: Raquel Morais/G1)Governador eleito do DF, Rodrigo Rollemberg, e secretariado anunciado nesta segunda (15) (Foto: Raquel Morais/G1)
O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou nesta segunda-feira (25), em um hotel de Brasília, 25 nomes que integrarão o primeiro escalão de seu governo a partir de 1º de janeiro (veja lista abaixo). De acordo com o governador, o diretor da Polícia Civil e o comandante da Polícia  Militar devem ser anunciados nas próximas semanas.
"Sempre disse e repito: não haverá influência política na segurança pública, tanto o diretor da Polícia Civil, como o comandante da Polícia Militar, o comandante dos Bombeiros e o diretor do Detran serão indicados por mim com base na carreira de prestação de serviços", afirmou Rollemberg.

Dos 25 gestores anunciados, apenas quatro são mulheres – entre elas, a ex-jogadora de vôlei Leila Barros e a delegada Jane Klébia Reis.A princípio, interlocutores do novo governo trabalhavam com a expectativa de 23 secretários, mas a lista divulgada trouxe duas novas posições. Ao todo, a gestão de Agnelo Queiroz chegou a manter 39 secretários de Estado simultâneos.

Barreira legal
Já nos primeiros dias de mandato, Rollemberg pode enfrentar problemas para restringir a máquina pública às 24 secretarias anunciadas (além da Chefia de Gabinete). Uma lei aprovada e sancionada pela Câmara Legislativa em novembro submete todas as alterações na administração pública à discussão e à aprovação dos parlamentares.
"Nós vamos aguardar a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Qualquer que seja a decisão, nós respeitaremos. Se o tribunal nos der autonomia para fazer por decreto a reformar administrativa, e é uma reforma para reduzir gastos, para reduzir o número de secretarias, nós o faremos. Se não, nós nomearemos o secretário dessas áreas e, interinamente, eles assumirão também a direção das áreas afins", afirmou Rollemberg no anúncio da equipe.
A aprovação da lei agravou a crise política entre Rollemberg e o governador atual. O texto tramitava na Câmara desde 2012, mas só foi aprovado em 22 de outubro, quando Agnelo já estava fora da corrida pela reeleição. A equipe de transição chegou a pedir para o chefe do Executivo vetar o texto, mas o silêncio do Buriti se converteu em uma "sanção tácita", e a lei foi promulgada pela própria Câmara.novembro.
O texto foi contestado por uma ação de inconstitucionalidade do Ministério Público, que tramita no Tribunal de Justiça e pode ser votada nesta terça (16). Caso o Conselho Especial do TJ não decida a questão ou vote pela constitucionalidade da lei, as mudanças na estrutura de governo só poderão ser feitas depois do Carnaval, quando termina o recesso parlamentar.
'Enxugamento'
A redução no número de secretarias é uma das medidas anunciadas pelo governador eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB), para diminuir os gastos e tentar reequilibrar a economia do DF. Em entrevista neste sábado, ele afirmou acreditar que vai assumir com um rombo de R$ 3,8 bilhões nas contas públicas, somando gastos e contratos feitos e ainda não pagos, além de cem riscos à prestação de serviços.
A atual gestão negou que exista essa situação e disse estar trabalhando para entregar o governo "em perfeito funcionamento e com as contas em dia". O secretário de Administração, Wilmar Lacerda, disse também que não haverá descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Veja quem são os integrantes do primeiro escalão

Chefe da Casa Civil – Hélio Doyle
Coordenador-geral da equipe de transição, chefiou a comunicação das campanhas de Rollemberg e do senador eleito Reguffe (PDT). Professor da UnB, chefiou secretarias nos governos Roriz e Cristovam.

Casa Militar – Cláudio Ribas
Tenente-coronel, secretário-geral do Comando Geral da Polícia Militar e conselheiro do Conselho de Meio Ambiente do DF. Bacharel em Ciências Policiais, com especialização em Gestão em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Relações Institucionais e Sociais – Marcos Dantas
Presidente do PSB no DF e coordenador de relações políticas e com a sociedade da equipe de transição. Bacharel em administração e pós-graduado em administração pública, foi servidor de carreira do Ministério da Educação e assessor do PSB no Senado.

Secretaria de Planejamento – Leany Lemos
Coordenadora-executiva da equipe de transição, mestre e pós-doutora em ciência política. Servidora do Senado, foi chefe de gabinete da Liderança do PSB na Casa, onde também é consultora legislativa.
Fazenda – Leonardo Colombini
Servidor aposentado do Banco Central, tem formação na área de ciências contábeis e administração financeira. Foi assessor especial do ministro-chefe da Casa Civil Pedro Parente, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Desde 2010, ocupa a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais.

Gestão Administrativa e Desburocratização – Antônio Paulo Vogel
Secretário-adjunto de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo desde 2013 e analista de finanças e controle do Tesouro Nacional. Foi diretor do Fundo Único de Previdência Social do Rio de Janeiro entre 2007 e 2012.

Justiça e Cidadania – João Carlos Souto
Formado em direito com especialização em Harvard (EUA), é procurador da Fazenda Nacional desde 1993. Atual professor de direito constitucional na faculdade UDF.

Educação – Júlio Gregório
Coordenador de educação na equipe de transição e ex-diretor de colégios públicos e particulares do DF. Já dirigiu subpastas na secretaria e foi membro do Conselho de Educação do DF.

Saúde – Ivan Castelli
Atual subsecretário de Atenção à Saúde do governo Agnelo Queiroz, cargo que também ocupou entre 2011 e 2012. Funcionário de carreira da secretaria, foi diretor da Regional de Saúde e do Hospital Regional de Taguatinga entre 1996 e 1998.

Segurança Pública e Paz Social – Arthur Trindade
Coordenador de segurança da equipe de transição. Graduado na Academia Militar das Agulhas Negras, mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela UnB. É membro Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Gestão do Território e Habitação – Thiago de Andrade
Arquiteto e urbanista formado pela UnB, é presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF). Foi consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Economia e Desenvolvimento Sustentável – Arthur Bernardes
Advogado tributarista e vice-presidente do PSD no DF. Ocupou cargos de direção e consultoria no Ministério da Educação, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e no Sebrae regional. Foi administrador geral de Ceilândia em 2007, secretário-geral da Codeplan em 2008 e chefe da assessoria especial da governadoria do DF em 2010.

Cultura – Guilherme Reis
Ator, diretor teatral e gestor cultural. Organizador do festival de teatro Cena Contemporânea, ocupou cargos na Secretaria de Cultura do DF e na reitoria da UnB.

Infraestrutura e Serviços Públicos – Júlio Peres
Formado em engenharia civil pela UnB, foi o primeiro coordenador do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades entre 2000 e 2003. Integrante do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan), é presidente licenciado do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Desenvolvimento Humano e Social – Marcos Pacco
Professor, escritor e revisor, dá aula em cursos preparatórios, órgãos públicos e empresas do DF e de estados vizinhos. É autor de livros sobre o ensino de língua portuguesa e atua em trabalhos sociais ligados à educação.

Trabalho e Empreendedorismo – Georges Michel Sobrinho
Membro fundador do PDT, chefe de gabinete do partido no Senado e atual presidente regional da legenda no DF. Foi exilado pela ditadura e chefiou a representação do governo do Rio de Janeiro em Brasília durante os governos estaduais de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994).

Da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – Marise Guebel
Médica e diplomata, foi cônsul do Brasil em Lima (Peru) entre 2011 e 2013 e atuou na embaixada brasileira na Argentina (2007-2010). Atualmente, é assessora internacional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Agricultura e Abastecimento – José Guilherme Leal
Engenheiro agrônomo e servidor de carreira do Ministério da Agricultura. Foi secretário-adjunto da área no DF em 2011 e presidente regional da Emater entre 2011 e 2012. Diretor do departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura.

Mobilidade – Carlos Tomé
Coordenador técnico da equipe de transição, é engenheiro civil, bacharel em direito e mestre em relações internacionais. Foi oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) entre 1999 e 2002 e trabalhou como assessor na Câmara e no Senado. Atualmente, é professor do curso de relações internacionais no Iesb.

Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens – Jane Klebia Reis
Bacharel em geografia e direito com pós em polícia judiciária e administração escolar. Atual chefe da Procuradoria Jurídica da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), foi delegada-chefe em Planaltina, Lago Norte e Sobradinho e delegada-adjunta no Paranoá.

Meio Ambiente – André Lima
Fundador e membro dos diretórios nacional e local da Rede Sustentabilidade. Formado em direito na USP com mestrado na UnB, foi diretor de Políticas para Amazônia do Ministério do Meio Ambiente entre 2007 e 2008, e consultor jurídico da ONG SOS Mata Atlântica nos últimos cinco anos. Atualmente, é membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Ciência, Tecnologia e Inovação – Paulo Salles
Coordenador de objetivos estratégicos da transição e da elaboração do programa de governo de Rollemberg. Biólogo e PhD em ecologia, professor associado da UnB e ex-presidente da FAP-DF, é hoje vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá.
Esporte e Lazer – Leila Barros
Ex-jogadora de vôlei e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000, foi candidata a deputada distrital em 2014. Foi comentarista da TV Globo em três ciclos olímpicos e idealizadora do time Brasília Vôlei.

Turismo – Jaime Recena
Empresário e jornalista, foi administrador regional do Lago Norte em 2012 e presidente do conselho do Brasília Convention Bureau. É o atual presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel).

Chefe de Gabinete – Rômulo Neves
Coordenador de relações com o governo da equipe de transição e coordenador da agenda de campanha de Rollemberg. Diplomata e jornalista, atuou na embaixada do Brasil junto à União Africana entre 2012 e 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires