Primeiras medidas

Rollemberg anuncia medidas para reduzir gastos do governo do DF


Karol Assunção – repórter do Rádiojornalismo Edição: Fábio Massalli
Rodrigo Rollemberg, governador eleito do DF, discursa durante anúncio dos nomes dos futuros secretários de seu governo (Elza Fiúza/Agência Brasil)
Rodrigo Rollemberg anunciou decretos com o objetivo de equilibrar as contas financeiras e orçamentárias do Distrito FederalElza Fiúza/Agência Brasil
No primeiro dia após a posse, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, elaborou medidas para reduzir os gastos da administração distrital. Em reunião com o secretariado, na manhã desta sexta-feira (2), Rollemberg anunciou um pacote de sete decretos com o objetivo de equilibrar as contas financeiras e orçamentárias do Distrito Federal.
Os sete decretos foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF. Um deles cria a Governança-DF, uma câmara formada por cinco secretarias com o objetivo de coordenar a programação orçamentária e financeira do Distrito Federal. É ela que vai estabelecer, por exemplo, o valor da cota do Orçamento anual para órgãos e entidades da Administração Distrital de acordo com a disponibilidade de recursos.
Em outro decreto, o executivo destaca a racionalização e o controle de gastos públicos no governo. Para isso, estabelece cotas mensais para gastos com combustível e telefonia móvel corporativa. Também proíbe, durante 120 dias, gastos com diárias de viagem, passagens aéreas, participação em cursos, congressos e seminários, contratação ou renovação de consultorias e com prestação de serviços de terceiros.
Na quinta-feira (1º), o governo já havia publicado um decreto de redução de 60% dos cargos comissionados para trabalhadores sem vínculo com o Distrito Federal e de redução de 20% de custo dos cargos.
Na tarde desta sexta-feira, o governador Rodrigo Rollemberg anunciou, no Palácio do Buriti, os nomes dos novos diretores de autarquias e empresas públicas do Distrito Federal. Na ocasião, Rollemberg disse que os dirigentes têm o “objetivo de ofertar serviços públicos de qualidade” e também vão ter o desafio de reduzir despesas.
Ele destacou o nome do novo presidente do Banco de Brasília (BRB), Vasco Gonçalves, servidor de carreira do banco há 22 anos. Os demais nomes anunciados foram:
Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb): Maurício Ludovice
Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap): Alexandre Navarro
Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB): Jean Marcel
Departamento de Trânsito (Detran-DF): Antônio Fúcio
Companhia Energética de Brasília (CEB): Francisco Santiago
Agência de Fiscalização (Agefis): Bruna Pinheiro
Serviço de Limpeza Urbana (SLU): Eliana Kátia
Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP): Ivone Rezende
Departamento de Estradas de Rodagem (DER): Henrique Ludovice
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater): Argileu Martins da Silva
Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF): Renato de Lima Dias
Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab): Gilson Paranhos
Os nomes dos presidentes do Metrô e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) haviam sido anunciados anteriormente. São eles: Marcelo Dourado e Hermes de Paula, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires