Polícia

Estelionatário acusado de dar golpe de cerca de R$10 milhões é preso

Em sua residência, foi apreendido cerca de 15 máquinas e mais de 20 cartões, além dos programas próprios para alteração das máquinas
Lia Sahadi
lia.sahadi@jornaldebrasilia.com.br

Alex Furtado da Silva, de 34 anos, levava uma vida tranquila, cheia de luxo e ostentação. No dia a dia, academia, carros caros e roupas de marca, além de uma casa repleta de equipamentos eletrônicos de última geração, em Vicente Pires. No entanto, uma denúncia anônima pôs fim a vida glamurosa do estelionatário na última quarta-feira (8). Estima-se que entre 2012 e 2014, ele tenha dado um prejuízo ao governo e bancos de aproximadamente R$ 10 milhões.

Velho conhecido da Polícia Civil, Alex é acusado de ser chefe de uma organização criminosa responsável por adulterar máquinas e clonar cartões em diversos pontos do Distrito Federal e Regiões Metropolitanas.  Em 2012, ele foi preso pelo mesmo crime, mas respondia em liberdade. 

Ação

Com vários aparatos para clonagem em sua residência, em Vicente Pires, o suspeito comprava as máquinas de cartões, alterava, e com a ajuda de terceiros se passava por técnico. Com a desculpa de que os aparelhos estavam com defeito, ele abordava os comerciantes e substituía pela máquina adulterada - ela armazenava os dados dos cartões. Posteriormente, voltava à loja e fazia uma nova troca, pegando assim, as máquinas com as informações. 

“Antes de permitir que alguém troque ou mexa em algum equipamento, é superimportante que faça um contato com a empresa responsável, para ver se a informação procede, além de observar se o funcionário está devidamente identificado”, alerta o diretor da Divisão de Falsificação e Defraudações (DIfraudes), delegado Joás de Souza. 

Denúncia 

O homem já estava sendo monitorado e foi preso após uma denúncia anônima, quando saia de uma academia que frequentava. 

No momento da prisão,  estava sob sua posse um veículo da marca Mitsubish, modelo ASX, com a placa clonada. “Checamos todo o prontuário do veículo e constatamos que a placa pertencia a outro carro, em Anápolis”, confirmou Souza. “Isso nos leva a crer que o automóvel é roubado”, concluiu o delegado.


Em sua residência, foi apreendido cerca de 15 máquinas e mais de 20 cartões, além dos  programas próprios para alteração das máquinas. Alex Furtado da Silva responderá agora por estelionato, uso de documentos falsos e, se for comprovado a participação de outras pessoas no crime, ele também será acusado pelo crime de organização criminosa. Se condenado, Furtado pode pegar cerca de 11 anos de reclusão. 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires