Polícia

Estelionatário acusado de dar golpe de cerca de R$10 milhões é preso

Em sua residência, foi apreendido cerca de 15 máquinas e mais de 20 cartões, além dos programas próprios para alteração das máquinas
Lia Sahadi
lia.sahadi@jornaldebrasilia.com.br

Alex Furtado da Silva, de 34 anos, levava uma vida tranquila, cheia de luxo e ostentação. No dia a dia, academia, carros caros e roupas de marca, além de uma casa repleta de equipamentos eletrônicos de última geração, em Vicente Pires. No entanto, uma denúncia anônima pôs fim a vida glamurosa do estelionatário na última quarta-feira (8). Estima-se que entre 2012 e 2014, ele tenha dado um prejuízo ao governo e bancos de aproximadamente R$ 10 milhões.

Velho conhecido da Polícia Civil, Alex é acusado de ser chefe de uma organização criminosa responsável por adulterar máquinas e clonar cartões em diversos pontos do Distrito Federal e Regiões Metropolitanas.  Em 2012, ele foi preso pelo mesmo crime, mas respondia em liberdade. 

Ação

Com vários aparatos para clonagem em sua residência, em Vicente Pires, o suspeito comprava as máquinas de cartões, alterava, e com a ajuda de terceiros se passava por técnico. Com a desculpa de que os aparelhos estavam com defeito, ele abordava os comerciantes e substituía pela máquina adulterada - ela armazenava os dados dos cartões. Posteriormente, voltava à loja e fazia uma nova troca, pegando assim, as máquinas com as informações. 

“Antes de permitir que alguém troque ou mexa em algum equipamento, é superimportante que faça um contato com a empresa responsável, para ver se a informação procede, além de observar se o funcionário está devidamente identificado”, alerta o diretor da Divisão de Falsificação e Defraudações (DIfraudes), delegado Joás de Souza. 

Denúncia 

O homem já estava sendo monitorado e foi preso após uma denúncia anônima, quando saia de uma academia que frequentava. 

No momento da prisão,  estava sob sua posse um veículo da marca Mitsubish, modelo ASX, com a placa clonada. “Checamos todo o prontuário do veículo e constatamos que a placa pertencia a outro carro, em Anápolis”, confirmou Souza. “Isso nos leva a crer que o automóvel é roubado”, concluiu o delegado.


Em sua residência, foi apreendido cerca de 15 máquinas e mais de 20 cartões, além dos  programas próprios para alteração das máquinas. Alex Furtado da Silva responderá agora por estelionato, uso de documentos falsos e, se for comprovado a participação de outras pessoas no crime, ele também será acusado pelo crime de organização criminosa. Se condenado, Furtado pode pegar cerca de 11 anos de reclusão. 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires