Cultura

Festival de Cinema Brasileiro começa nesta terça

 
Festival de Cinema Brasileiro começa nesta terçaFoto:Brito/Arquivo
Na 47ª edição, serão exibidos mais de 60 filmes entre longas e curtas
 A 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o mais antigo dedicado ao cinema brasileiro, começa nesta terça-feira (16). O público brasiliense poderá participar de toda a programação preparada pela Secretaria de Cultura, até 23 de setembro, quando ocorrerão mostras cinematográficas, seminários, oficinas, debates e lançamentos de livros. Ao longo de uma semana, os espectadores terão acesso a mais de 60 títulos inéditos na cidade.

As exibições ocorrerão no Cine Brasília, nos auditórios do Museu Nacional, no Teatro da Praça de Taguatinga, no CG do Gama, no Teatro de Sobradinho e no SESC de Ceilândia. Os campi da Universidade de Brasília (Plano Piloto, Planaltina, Gama e Ceilândia), do IESB e da Universidade Católica (Plano Piloto e Taguatinga) receberão debates, seminários e oficinas.

Na noite de abertura, haverá uma homenagem a um ícone do cinema nacional, o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, que está completando 50 anos de lançamento e será exibido em cópia restaurada. A homenagem contará com a presença de Paloma Rocha e Henrique Cavalheiro, filhos de Glauber Rocha, falecido em 1981, e do ator Othon Bastos, protagonista do longa-metragem.

Haverá, ainda, a participação especial de Orquestra de Câmara – composta por nove músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – sob a regência do maestro Cláudio Cohen, interpretando arranjo armorial para Perseguição (composição de Sérgio Ricardo).

Em 2014, serão distribuídos R$ 625 mil em prêmios, sendo R$ 250 mil para o longa vencedor. Este ano, os valores dos prêmios concedidos às demais categorias da mostra competitiva são maiores que os do ano passado.

Confira a programação completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires