Setor de serviços no DF abriu 18 mil postos de trabalho em dezembro

Comércio ganhou 11 mil novas ocupações, mas construção civil perdeu 7 mil. Desemprego se manteve estável, com 18,6% em relação a novembro

O setor de serviços do Distrito Federal abriu 18 mil novos postos de trabalho em dezembro de 2016. No comércio, foram 11 mil novas ocupações. Em menor quantidade, a construção civil e a indústria de transformação tiveram redução de postos, de 7 mil e de 3 mil, respectivamente. Em relação a novembro, o desemprego fechou o ano passado relativamente estável — passou de 18,5% para 18,6%.

O setor de serviços do Distrito Federal abriu 18 mil novos postos de trabalho em dezembro de 2016. No comércio, foram 11 mil novas ocupações.
O setor de serviços do Distrito Federal abriu 18 mil novos postos 
de trabalho em dezembro de 2016. No comércio, foram 11 mil 
novas ocupações.
 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília- 
O cenário de novos postos de trabalho, quando comparado com o mesmo período de 2015, também é de melhora. De dezembro de 2015 a dezembro de 2016, o acréscimo foi de 31 mil postos  trabalho.
No setor privado, houve aumento no número de trabalhadores com carteira assinada. Isso vale tanto na comparação de novembro com dezembro — com a inserção de mais 17 mil assalariados — quanto dos últimos 12 meses, em que o aumento foi de 12 mil.
O levantamento é feito pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), pela Secretaria do Trabalho e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados do governo de São Paulo.Esses pontos, no entanto, não foram suficientes para diminuir o desemprego em Brasília diante da pressão no mercado de trabalho. Em dezembro de 2016, registrou-se a entrada de 24 mil pessoas. Em relação ao mesmo mês de 2015, incorporaram-se 114 mil ao mercado de trabalho local. Até o fim de 2016, a pesquisa estimou o número total de desempregados no DF em 302 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires