TRE-DF vai recadastrar eleitores

 
TRE-DF vai recadastrar eleitoresFoto: Elza Fiuza/ABr
Mais de 1,8 milhão de pessoas deverão atualizar dados na Justiça Eleitoral. Identificação por impressão digital será obrigatória

Desde a última segunda-feira (25), mais de 1,8 milhão de eleitores do Distrito Federal devem se recadastrar para tirar o novo título de eleitor. Até 31 de março de 2014, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai realizar a identificação biométrica - coleta de impressões digitais - e atualizar informações pessoais dos eleitores. Quem precisa tirar o documento pela primeira vez já será cadastrado pelo sistema biométrico.

Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Mario Machado, apenas os que tiverem feito o recadastramento poderão votar nas eleições do ano que vem. "O sistema de identificação biométrica reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação", afirmou.

Para se recadastrar, o eleitor terá que agendar o atendimento pela internet ou pelo telefone 3048-4000, das 12h às 19h. O recadastramento será realizado em qualquer um dos 21 cartórios e seis postos eleitorais do DF. A lista com o telefone e endereços dessas unidades de atendimento pode ser obtida no site.  

No cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor, documento de identificação e comprovante de domicílio. Não serão aceitos como documento de identificação crachás, CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteiras funcionais e de estudante.

Mudança – A biometria permite à Justiça Eleitoral identificar os eleitores por meio de suas impressões digitais. Dessa forma, a tecnologia torna praticamente impossível a ocorrência de fraude, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

A primeira experiência, no Brasil, com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Até o ano passado, 7,7 milhões de eleitores de 299 cidades utilizaram a nova tecnologia. Em 2014, segundo o TSE, a medida deve alcançar 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires