Governador entrega chave da cidade ao Rei Momo

  • 10/02/2012 -Cultura, Esporte e Turismo
  • Cerimônia no Palácio do Buriti marcou a abertura oficial das festividades no DF. Evento também celebrou a sanção da Lei 4.738/2011, que regula a realização do carnaval local
    Evelin Campos, da Agência Brasília

    O carnaval do Distrito Federal foi aberto oficialmente na tarde desta sexta-feira. O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, entregou a chave da cidade ao Rei Momo Antônio Sales, à Rainha Veruska Pereira e às duas princesas do carnaval candango 2012, Annaalice Patrocínio e Deisi Cordeiro. Representantes de agremiações locais participaram da solenidade, que terminou em samba com a apresentação da bateria da escola Águia Imperial, de Ceilândia. 

    “Quero dar início ao Carnaval 2012 e celebrar a aprovação da Lei do Carnaval, que é um marco na história do carnaval no DF. Gostaríamos que 2012 já tivesse a agilidade e a antecipação previstas na lei, mas preciso da compreensão de todos os diretores das escolas de samba”, afirmou o governador. “O meu desejo é que Brasília tenha um carnaval alegre, com muita animação. Vamos mostrar que aqui também temos samba no pé”, ressaltou Agnelo Queiroz.
    O governador afirmou que este ainda não será o carnaval idealizado pela atual gestão, visto que a chamada Lei do Carnaval (Lei Distrital nº 4.738) foi aprovada em 29 de dezembro de 2011. 
    “Com essa lei, teremos o modelo de carnaval que todos nós, integrantes das agremiações e quem participa e colabora com a festa, que tem compromisso com o carnaval, desejamos ter mais agilidade e antecedência na liberação dos recursos, com um espaço adequado e definitivo, com sedes próprias para as escolas. Queremos tratar o carnaval como evento que possibilita a realização de atividades e geração de renda durante todo o ano, e não apenas em um mês”, destacou o governador Agnelo Queiroz. 

    O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe), Geomá Leite, destacou o esforço empenhado na organização do Carnaval 2012. “Estamos preparando uma grande festa, finalizando os últimos detalhes. Gostaria de agradecer ao governo pela sanção da Lei 4.738/2011, criada para dar um novo rumo ao carnaval deste ano, com diretrizes para a contratação do samba de uma forma digna”, disse Geomá.

    O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, considerou que o Distrito Federal vive um momento histórico com a nova lei. “Este momento deve ser lembrado como o carnaval em que o governo conferiu cidadania à festa após 52 anos de desfiles. A institucionalização do carnaval é uma vitória dos carnavalescos, da sociedade e também um reflexo da sensibilidade do GDF”, ressaltou o secretário.

    “Estamos reconstruindo as relações institucionais entre governo e sociedade para buscarmos um diálogo democrático. Queremos nos afastar da improvisação de outros anos e fazer um carnaval da cidadania, assim como fizemos o carnaval da paz em 2011”, destacou Hamilton Pereira.

    Para finalizar, o governador reafirmou o compromisso do GDF com a promoção de melhorias para o carnaval do DF e para a vida de todas as comunidades envolvidas. “Vamos fazer uma política com as escolas para qualificação profissional, para ensinar instrumentos musicais, as alegorias e uma série de elementos que compõem uma escola de samba, e suas manifestações artísticas. Queremos fortalecer as escolas que têm uma história com essa cidade e que merecem o carinho da população”, reforçou Agnelo Queiroz. “Faremos uma bela festa agora, mas em 2013 teremos o carnaval com que a gente sempre sonhou. A meta é fortalecer o carnaval a cada ano”, acrescentou. 

    Após os pronunciamentos, a bateria da escola de samba Águia Imperial e os integrantes do Reinado de Momo se apresentaram. Animar o carnaval de Brasília e o desfile no Ceilambódromo é a missão da realeza. A rainha Veruska Pereira é integrante da Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho; a primeira princesa Annaalice Praça Patrocínio faz parte da Colibri de São Sebastião e a segunda princesa Deisi Cristina Cordeiro integra o grupo da Capela Imperial de Taguatinga.

     Governador Agnelo Queiroz oficializa o Carnaval do DF
    Foto

    Foto: Roberto Barroso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires