Defesa Civil estuda usar sirene de   alerta em áreas de risco no DF

Sistema irá avisar aos moradores quando houver risco de deslizamento.
Retirar os moradores das áreas de risco é muito difícil, diz coronel do órgão.

 

A Defesa Civil do DF estuda a utilização de uma nova estratégia para evitar os desastres motivados pelas chuvas. Em vez de tentar obrigar as famílias a sairem dos locais onde podem ocorrer deslizamentos, o órgão pretende instalar sirenes de alerta. O sistema vai avisar aos moradores quando houver risco de deslizamento em razão de fortes chuvas.

De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, retirar os moradores das áreas de risco é muito difícil. "Nós estamos fazendo esta segunda hipótese de convivência com o risco. Ou seja, o contrário da realocação, porque a realocação é cara e onerosa. É difícil, envolve muitos recursos para o sistema de drenagem em áreas residenciais", disse o coronel.
As áreas de risco no Distrito Federal, segundo dados da Defesa Civil, estão concentradas, principalmente, no Itapoã, Sobradinho I e II, Varjão, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas, Samambaia e Riacho Fundo.
O coronel Sérgio Bezerra explicou que além do aviso eletrônico, o alerta poderá ser feito de forma mais simples. Usando um telefone celular e uma garrafa pet para medir o volume de água, um morador treinado poderá emitir o aviso para a Defesa Civil. O risco é detectado quando a água chega a 60 milímetros após uma hora de chuva.
Prevenção
De acordo com a Defesa Civil, entre as medidas de prevenção de risco,  estão o aterro de buracos que acumulam água e o reforço de muros e paredes. Jogar lixos nas encostas, córregos, esgosto e valas prejudica a prevenção. A plantação de bananeiras também não é recomondada nessas áreas. Em vez disso, devem ser plantadas plantas mais leves e de raízes profundas, como o bambu.
Nas casas construídas em área de risco, o procedimento padrão da Defesa Civil é notificar a família. Caso os moradores continuem no local, a casa é interditada. Neste momento, a família é obrigada por agentes da Secretaria de Segurança Pública a deixar o imóvel e encaminhada por uma equipe de assistência social para casas alugadas em outras cidades.
Deslizamento
A moradora Antônia Maria Sampaio, de 53 anos, que viviam em uma chácara na Colônia Agrícola Samambaia, em Vicente Pires, morreu após um deslizamento de terras na noite da última quarta-feira (21). De acordo com os bombeiros, a vítima foi localizada às margens do Córrego Samambaia, a cerca de três quilômetros do local do deslizamento.
Parentes da vítima relataram que o acidente ocorreu após uma forte chuva na região. O coronel Sérgio Bezerra informou que a chácara onde ocorreu o deslizamento fica em uma das26 áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil no DF
Bezerra disse que os deslizamentos na região de Vicente Pires ocorrem por causa da ocupação irregular de terras, ausência de sistema de drenagem de águas pluviais, alta declividade da região e do excesso de chuva. "Também faltou a percepção de risco por parte da vítima", disse o coronel..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires