Passeio ciclístico movimenta o centro da capital nesse domingo

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
Passeio ciclístico movimenta o centro da capital nesse domingoFoto:Roberto Castro/GDF
Atividade reuniu centenas de pessoas para conscientizar sobre o uso excessivo de automóveis
 Centenas de pessoas participaram no último domingo (22), no Eixão do Lazer, do 1º Passeio Ciclístico da Primavera, evento com percurso de 12km realizado em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado hoje em diversos países.

"Essa iniciativa é maravilhosa e é uma forma de clamar por mais respeito ao ciclista. É uma atividade que, além de ser um meio de transporte, ajuda na saúde, e por isso queremos transformar Brasília na cidade com a maior malha de ciclovias do País", frisou o governador Agnelo Queiroz.

O passeio ciclístico teve início às 9h20, no Eixão, com largada na altura da Quadra 108 Norte.

Os participantes percorreram toda a extensão do Eixão Norte com destino à Quadra 106 Sul, e depois voltaram ao local da largada. O passeio terminou por volta das 11h.

"Eventos como esse são importantes para estimular a convivência harmoniosa entre ciclistas e motoristas e, também, para estimular as pessoas se exercitarem. Sempre que posso uso a bicicleta e recomendo a toda a população", disse a servidora pública Helenice Alvarenga, 44 anos.

Participante dessa atividade, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, destacou a importância de se estimular o uso de bicicletas como meios alternativos de transporte e ressaltou que "é preciso respeitar o ciclista".

Ele acrescentou que essa é uma das bandeiras do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada): "Esse evento é importante porque marca uma mudança no trânsito do Brasil, marca a mudança na relação dos condutores com os ciclistas, onde a vida tem que ser preservada".

O ministro chamou a atenção, ainda, para o Dia Mundial Sem Carro que, segundo ele, "é importante para conscientizar as pessoas e demonstrar que é possível um trânsito mais harmonioso e menos violento".

As celebrações dessa data começaram em 1997, na França, e somente em 2001 chegaram ao Brasil. A intenção dos idealizadores é incentivar as pessoas a experimentarem, ao menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões sobre o uso excessivo dos automóveis.

(M.M.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires