Proteção

Brasília discutirá resíduos sólidos em conferências sobre meio ambiente

 
Brasília discutirá resíduos sólidos em conferências sobre meio ambienteFoto: Pedro Ventura - 15/08/2012
Extinção dos lixões a céu aberto e implantação de coleta seletiva em todo DF estão entre propostas
 Representantes da sociedade e do governo do DF e empresários discutirão, a partir desta quinta-feira (12), políticas públicas para resíduos sólidos durante a "4ª Conferência Distrital" e a "1ª Conferência Regional do Meio Ambiente", ambas no Centro de Convenções.

"A capital do país tem o maior lixão a céu aberto em operação na América Latina, e o GDF tem se empenhado em mudar essa realidade", disse hoje o secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão.

A abertura do evento acontecerá às 17h e contará com a participação da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Além dela, até o próximo sábado (14), representantes de diversos órgãos do GDF comparecerão às discussões, que têm participação livre.

Desde julho, mais de 1,4 mil pessoas participaram de encontros preparatórios com o objetivo de elencar os problemas específicos de cada comunidade e propor uma política pública eficiente.

Todas as propostas levantadas nessas reuniões serão apresentadas e discutidas nas conferências. Entre os dias 24 e 27 de outubro está marcado o encontro nacional, que reunirá projetos de todo o país sobre resíduos sólidos.

PROPOSTAS - Entre as principais propostas para o DF estão o encerramento das atividades do lixão da Estrutural; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a coleta seletiva em todo o DF; e a instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas.

Também estão previstas a construção de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes (lixos que não reagem química ou biologicamente, como o vidro), e um centro de comercialização de materiais recicláveis.

Os debates estão centrados em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; e educação ambiental.

INCLUSÃO SOCIAL - Na abertura do evento, será lançado um programa resultado de parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e o governo local, que concede apoio financeiro não reembolsável de R$21,3 milhões em projetos de inclusão de catadores.

Segundo Brandão, o dinheiro está destinado à instalação das 12 centrais de triagem e também prevê equipagem e capacitação dos trabalhadores. "São cerca de 3 mil catadores no DF recebendo, em média, um salário mínimo por mês com a nova política de resíduos sólidos. Temos a meta de aumentar esta renda em 50%, a princípio", disse.

Serviço:
"4ª Conferência Distrital" e a "1ª Conferência Regional do Meio Ambiente"
Data: Quinta-feira (12)
Horário: 17h
Local: Auditório Master do Centro de convenções Ulysses Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires