ARTISTAS DE VICENTE PIRES SÃO CONTEMPLADOS COM CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO


IMG_0917 IMG_0919
Artesãos de Vicente Pires foram contemplados com o cadastro para a obtenção da Carteira Nacional do Artesão por meio da parceria firmada entre a Secretaria Adjunta de Turismo do DF e a Administração Regional. A iniciativa contemplou cerca de 50 pessoas da região administrativa que confeccionam e trabalham com vários tipos de artesanato. A ação tem como objetivo profissionalizar a atividade e proporcionar diversos benefícios, como acesso à qualificação, participações gratuitas em feiras, além de créditos especiais.  
O cadastramento dos artesãos ocorreu no dia 1°deste mês de setembro na Biblioteca Pública de Vicente Pires.  Para o administrador interino de Vicente Pires e vice-governador do DF, Renato Santana, a iniciativa visa fortalecer os artesãos da região proporcionando a profissionalização da atividade. “Formalizar esses trabalhadores e capacitar com oficinas, além de garantir o acesso a eventos e exposições é um grande passo para os artesãos. Muitos deles trabalham por conta própria em suas casas. Com o novo documento eles poderão ter uma série de vantagens”, ressaltou Renato Santana.      
A diretora da Unidade de Gestão do Artesanato da Secretaria Adjunta de Turismo do DF Carolina Palhares, explicou que com a Carteira Nacional do Artesão, os portadores terão vários benefícios, entre eles isenção de ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e acesso eventos de capacitação e comercialização. “O principal objetivo é identificar os artesãos que vivem na informalidade os contemplando com políticas públicas, além de levar informações importantes às pessoas que vivem do artesanato no DF”, ressaltou a diretora.
Maria dos Reis, de 52 anos, foi uma das contempladas com a iniciativa. Moradora da Vila São José, em Vicente Pires, ela trabalha na confecção de tapetes feitos com retalhos de panos.  A artesã conta que com o novo documento irá ter acesso a exposições e feiras de artesanatos. “Essa carteirinha será muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu negócio, além de poder me capacitar e  poder expandir meu negócio por meio de créditos especiais”, comemorou a artesã.
Para garantirem acesso ao documento, os artesãos da cidade tiveram que apresentar duas peças prontas, além de confeccionarem um novo produto na frente do avaliador empregando as técnicas e matéria-prima. Os trabalhos passaram por avaliação considerando os procedimentos aceitos pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a criatividade, habilidade, qualidade e identidade cultural da produção artesanal.
Programa
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é responsável pela elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento da atividade artesã. Ele envolve órgãos das esferas federal, estadual, municipal e entidades privadas, para garantir a priorização da geração de ocupação e renda para artesãos, além da valorização da classe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires