em vicente pires PROJETO

 INCENTIVA LEITURA Entre CRIANÇAS E 

ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA



A Biblioteca Pública de Vicente Pires, com o apoio da Administração Regional, realiza o projeto de incentivo à leitura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de contemplar leitores com deficiência visual. O espaço também oferece oficinas de teatro, música e contação de histórias, tendo a promoção da leitura como o foco principal e como forma de socialização entre os participantes. O projeto incentiva também a melhora do vocabulário, da escrita e do senso crítico dos participantes.
A idealizadora do projeto, a professora Márcia Ribeiro, que há mais de 20 anos se dedica a projetos pedagógicos, explica que o principal objetivo do programa é a interação entre as crianças e os livros, tendo a leitura como uma opção lúdica de lazer, além de ser uma atividade socioeducativa. “Pretendemos resgatar a autoestima dessas crianças ampliando os horizontes, principalmente ocupando seu tempo com atividades sadias e melhorando o nível cultural dos participantes”, conta entusiasmada a pedagoga.  
A professora também ressalta que os livros deveriam fazer parte da vida das crianças na escola além de acompanhá-las por toda a vida. “Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário”, completa Márcia.
O programa atende 30 crianças entre 4 e 13 anos, que também são acompanhadas pelo Conselho Tutelar da cidade. Até o momento já foram lidos e emprestados cerca de 70 livros infantis e infanto-juvenis, desde que o projeto foi inserido na biblioteca pública da região, em julho deste ano.
Inclusão
Uma das mais novas participantes do projeto, Maria Eduarda, de 5 anos, se mostra curiosa e atenta ao perceber nas figuras de alto relevo cada personagem inserido nos livros em braile. Sua sensibilidade aguçada faz com que se torne especial e querida pelos amigos. “Consigo saber o nome dos animais e das flores. Acho tudo muito bonito e imagino tudo na minha cabeça”, diz. 
O administrador interino de Vicente Pires e vice-governador do DF, Renato Santana, explica que a primeira biblioteca pública de Vicente Pires foi resultado da parceria entre a comunidade e servidores da Administração Regional. “O espaço funciona em uma sala da administração e conta com quatro computadores conectados à internet para que os usuários possam fazer pesquisas. Nosso intuito é oferecer um serviço de qualidade para nossa população” enfatiza.  
A biblioteca pública funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 18h. O projeto de leitura também está recebendo livros infantis em braile para atender crianças com deficiência visual. Os interessados poderão fazer a doação no local.
Serviço:
Biblioteca pública de Vicente Pires
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8H às 18h
Local: Administração Regional de Vicente Pires, Rua 4A. Travessa 4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires