PROPAGANDAS IRREGULARES RECOLHIDAS EM VICENTE PIRES SÃO RECICLADAS


IMG_3136
Uma iniciativa da Administração Regional de Vicente Pires tem feito a diferença para famílias da Estrutural. Com o projeto “Vicente Pires sem poluição visual”, equipes da administração já recolheram desde maio, na região administrativa, cerca de 6 mil faixas de propagandas irregulares. O material apreendido é doado para a Cooperativa Sonho de Liberdade, localizada na Estrutural, que reaproveita a madeira para a confecção de sapateiras, pufes, bancos e vassouras. Com a venda dos objetos, cada cooperado consegue retirar, em média, por mês, cerca de R$ 1 mil.
O administrador interino de Vicente Pires e vice-governador do DF, Renato Santana, enfatiza que o projeto da administração em destinar material para a fabricação de móveis sustentáveis contribui para a qualidade de vida dos cooperados e para o meio ambiente. “Percebemos o grande volume de faixas de propagandas irregulares recolhidas em Vicente Pires e pensamos em dar uma destinação para esse material. A ação permite a possibilidade de geração de emprego e renda para essas famílias, além de resgatar vidas por meio da inclusão social, pois cria oportunidades”, avalia Santana.
A Sonho de Liberdade beneficia diretamente cerca de 15 cooperados que vivem da reciclagem de madeiras descartadas pela construção civil e comércio. Os materiais são utilizados para a produção de tijolos, fabricação de vassouras e móveis sustentáveis. A instituição é uma organização sem fins lucrativos e tem como principal objetivo criar oportunidades para a comunidade do local.
O idealizador da cooperativa, Fernando de Figueredo, conta que a instituição surgiu em 2005, para atender egressos do sistema prisional do Distrito Federal, bem como suas famílias. No decorrer dos anos foram incluídos moradores da região. “Hoje, contamos com 15 famílias trabalhando diariamente em nossas dependências. O ritmo coletivo é determinado pelo esforço individual, visando qualidade de vida e sobrevivência digna para todos nós”, ressalta Figueredo.
O cooperado Edson de Paula, de 41 anos, que há cinco trabalha com a reciclagem de madeira, conta que por meio do trabalho ele tira a única renda para o sustento de sua esposa e seus três filhos. “Antes trabalhava o dia inteiro na usina e não ganhava muito. Depois que fui contemplado pela cooperativa aprendi a fabricar móveis sustentáveis e  passei a tirar uma renda melhor, além de poder garantir o sustento para minha família”, diz empolgado Edson. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires