Faixa exclusiva para ônibus na EPTG

  • 26/01/2012 - Via semiexpressa para coletivos começa a operar a partir da próxima terça-feira (31). 
  • Renato Ferreira, da Agência Brasília

    A partir da próxima terça-feira (31), a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) terá um corredor exclusivo para ônibus, a exemplo do que ocorre há cerca de um mês na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Com a medida, que faz parte da reestruturação do sistema de transporte público promovida desde o início da atual gestão, o Governo do Distrito Federal pretende tornar mais rápidas as viagens de ônibus na via, além de garantir mais fluidez ao trânsito em geral.
     
    A EPTG possui quatro faixas de rolamento e um acostamento. A faixa exclusiva para ônibus, com 11,5km, será a da esquerda, próxima ao canteiro central. Ao percorrê-la, os coletivos semiexpressos não farão paradas. Esses veículos terão sinalização frontal para que sejam facilmente identificados pelos usuários. Os outros coletivos, que param ao longo da EPTG, continuarão transitando normalmente pelas marginais.
     
    “Estamos chamando estes ônibus de semiexpressos. Quem embarcar em um deles em Taguatinga, por exemplo, poderá descer a partir da Octogonal. Quem subir no Plano Piloto vai desembarcar quando chegar em Taguatinga ou em Ceilândia”, explicou o diretor da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antônio Campanella. Além dos ônibus expressos, poderão trafegar pela via táxis, veículos escolares, vans e ônibus interestaduais e fretados por trabalhadores.
     
    De acordo com Campanella, a economia de tempo para quem optar pelos ônibus semiexpressos deve ficar em cerca de 15 minutos, no trajeto de ida e volta. Inicialmente, 80 dos 400 ônibus que trafegam pela EPTG (20%) vão operar nas linhas do corredor exclusivo. Os horários dos ônibus ainda serão definidos por técnicos da DFTrans e do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF).
     
    Para Campanella, além de economia de tempo, a medida vai permitir mais qualidade de vida e segurança para todos que utilizam a EPTG. “Alguns motoristas estavam trafegando a 150km/h nesta faixa, colocando todos os que trafegam pela via em risco”, afirmou o diretor da DFTrans.
     
    Durante os próximos dias, os motoristas de carro a passeio serão orientados por equipes da DFTrans, DER-DF e Polícia Militar a não trafegarem pelo espaço – o DER também vai sinalizar a faixa. Eventuais multas serão aplicadas a partir de 13 de fevereiro.
     
    EPNB – Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), que já conta com a faixa exclusiva para ônibus desde 27 de dezembro, novas mudanças também ocorrerão. A partir de 30 de janeiro, segunda-feira, será proibido o trânsito de caminhões na via durante o horário de pico – das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.
     
    Também na próxima segunda-feira, com a volta às aulas das escolas particulares, táxis e veículos escolares poderão trafegar pela faixa exclusiva para ônibus. Desde que o espaço foi implantado, quem trafega de ônibus pela via tem economizado em média 20 minutos nos trajetos de ida e volta entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto.
     
    Além das faixas exclusivas, estão previstas outras medidas para reestruturação do sistema de transporte público do Distrito Federal. Até o início de março será realizada licitação para substituir 75% dos ônibus em circulação, modernizando a frota de veículos coletivos. Também serão investidos cerca de R$ 6 milhões na reforma da Rodoviária do Plano Piloto. Até o fim do ano, serão trocados todos os elevadores e escadas rolantes.
     
    Trem de passageiros – A partir de parcerias com o governo federal, o GDF também investirá no transporte ferroviário de passageiros. A primeira medida será a instalação de linha regular entre Brasília e Luziânia (GO). Além de integrar ainda mais a região, a implantação do novo meio de transporte beneficiará cerca de 500 mil moradores do Entorno Sul e desafogará o trânsito, tirando de circulação até 100 mil carros que passam diariamente pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). No momento, estão sendo produzidos os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA) para a instalação da nova linha.
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