15/05/2012 14h34

Secretaria de Agricultura confirma morte de cavalo com raiva no DF

Animal teria morrido em uma fazenda de Planaltina em março deste ano.
Raiva é uma doença que pode afetar o homem e não tem cura, diz GDF.


A Secretaria de Agricultura confirmou na última terça-feira (15) a morte de um cavalo com raiva no Distrito Federal. O animal teria morrido com a doença em uma fazenda de Planaltina em março deste ano. “Um caso de raiva em equino foi confirmado na região de Planaltina. O resultado foi dado positivo no final de abril e, agora, a Defesa Agropecuária está investigando se há outros casos. Desde 2009 que o DF não registra casos da doença em animais”, explicou a veterinária da Defesa Agropecuária Érica Araújo.
A veterinária explica que a raiva é uma doença que afeta o homem e os animais, e não tem cura.“É uma doença que pode ser passada para os humanos e não tem cura. Por isso, é importante que os tratadores e proprietários manipulem os animais de forma adequada, com o uso de proteção para evitar a contaminação”, enfatizou a veterinária.
Vacinação
A campanha de vacinação antirrábica na área urbana do Distrito Federal será realizada nos dias 19 e 26 de maio. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 270 mil cães e gatos.
No próximo sábado, dia 19, serão montados postos de vacinação na Asa Norte, Asa Sul, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará I e II, Jardim Botânico, Itapuã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sudoeste, Varjão, Brazlândia, Águas Claras e Vicente Pires.
Já no dia 26 serão imunizados os animais de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires.
Segundo a Secretaria de Saúde, os equinos devem ser vacinados contra raiva no mesmo periodo de vacinação obrigatória contra a febre aftosa nos bovinos, que será realizada durante todo este mês de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires