Territórios Digitais leva informatização à Colônia Agrícola Vicente Pires

Territórios Digitais leva informatização à Colônia Agrícola Vicente Pires Foto: Andrea Faria
17/07/2012 05:33
O projeto Territórios Digitais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem por objetivo ampliar o acesso das populações rurais à informática e à internet. A meta, por exemplo, é realidade para os moradores da comunidade Núcleo Rural Cidadania 26 de Setembro, na Colônia Agrícola Vicente Pires (DF). A comunidade faz parte das 535 localidades de todo o país que já receberam telecentros com acesso à internet do projeto, chamados Casas Digitais. 
Inaugurado em maio deste ano, o espaço recebe crianças e adultos do assentamento, que possui mais de 900 famílias. O agricultor familiar Lázaro de Paula, que cuida voluntariamente da Casa, afirma que a procura pelo local é grande. “É uma mão na roda para todo mundo”, afirma. “A maioria das pessoas não tem computador em casa, então eles só têm contato com a internet aqui”, conta. 
A agricultora familiar Rosilange de Freitas é de vizinha Lázaro e divide com ele a tarefa de manter a Casa Digital aberta para o público o máximo de tempo possível. Para ela, o telecentro é um benefício grande para as crianças da comunidade. “Aqui elas podem fazer pesquisas para escola muito mais completas e têm acesso a mais informação, além de ser um entretenimento a mais”, salienta ela. 
Os filhos de Rosilange frequentam a Casa Digital, o que já trouxe contribuições para a família. A frequentadora mais assídua é sua filha mais velha, Vanessa de Freitas, que tem 12 anos e está na 6ª série. Além de estudar pelo computador, a estudante faz pesquisas para ajudar a família, iniciante no ramo da piscicultura. “Costumo acessar o e-mail do pai para ele e já procurei bastante coisa sobre como criar os peixes também”, conta Vanessa. 
Pela internet, o agricultor familiar tem informações de mercado disponíveis com maior facilidade, possibilitando a redução de custos de produção. Para Lázaro de Paula, o acesso à informatização trouxe um diferencial nesse sentido. “Quando a gente precisa comprar maquinário e ferramentas para produzir, tem a opção de pesquisar os preços na internet sem precisar sair da comunidade. Isso reduz muito o custo com transporte, porque antes a pessoa precisava se deslocar para saber do preço”, explica ele. 
A coordenadora da equipe dos Territórios Digitais, gerido pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), Rossana Moura, destaca a importância que as Casas Digitais têm para as comunidades atendidas. “A chegada de uma Casa Digital é um impacto imenso na vida dessas pessoas”, ressalta. “Aumenta a renda do produtor e o interesse das crianças na escola, além de o agricultor ter acesso a informações sobre outros programas do Governo Federal que podem ser acessados em benefício da comunidade”, avalia. 
Casas Digitais 
A Casa Digital é um espaço público, de acesso livre e gratuito à internet e às tecnologias de informação e comunicação. A infraestrutura é composta de 11 computadores, uma impressora, um roteador wireless, um projetor multimídia, um ponto de internet em banda larga e mobiliário, que são providos pela entidade parceira e com recursos do Ministério das Comunicações. 
Só no primeiro semestre deste ano foram entregues aproximadamente 400 kits para a implantação de novas Casas Digitais. Elas estão prontas, mas aguardam instalação de antena de transmissão de internet para, em breve, entrar em atividade
Compartilhe:
  • Facebook
  • Share on Twitter
  • Delicious
  • Share this on Orkut!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires