Ações emergenciais para prevenção de desastres em áreas de risco

Imagem inline 1


A Administração Regional de Vicente Pires visando à prevenção de acidentes em áreas de risco convocou uma reunião com diversos órgãos entre eles: Adasa, Agefis, CAESB, Defesa Civil, Metrô, Administração de Taguatinga, ARVIPS, moradores, entre outros, a reunião ocorreu na última sexta-feira dia 11 de janeiro, para tratar de ações emergenciais para prevenir acidentes e desastres em áreas consideradas de alto risco.

Dentre os fatores discutidos estavam as moradias que estão em Área de Proteção Ambiental – APP, que devido a ocupação do solo, as chuvas e as ligações clandestinas de águas pluviais e esgoto , os riscos aumentam e medidas urgentes precisam ser tomadas, como no caso de moradores que durante a reunião puderam relatar os problemas que estão enfrentando em suas residências e ouvir uma posição dos órgãos quanto ao assunto.

A Defesa Civil informou que entre maio e junho de 2012, foi feito um levantamento das áreas de risco em Vicente Pires priorizando os pontos a partir de relatos dos moradores da cidade e da Administração Regional. Esse levantamento teve como objetivo identificar de maneira preventiva quais eram os pontos que apresentavam riscos de desastres, classificando-os por grau de risco. Informou ainda que na Casa Civil do GDF existe uma ação, chamada de Força Tarefa para redução de riscos e desastres, que tem o intuito de evitar perda de vidas nesse período chuvoso, portanto, a  Administração Regional deve procurar e encaminhar os casos de maior grau de risco, para que em conjunto com a Defesa Civil ações emergenciais sejam feitas.

Geraldo Magela Administrador Interino de Vicente Pires cita outro fator que aumenta a vazão dos córregos e prejudica o andamento de obras importantes para a cidade que são as ligações clandestinas de água e esgoto que ocorrem na cidade, a CAESB informou que esse problema impede que o serviço seja concluído e ainda causa danos ambientais, devido aos coliformes fecais encontrados no córrego Vicente Pires provenientes do lançamento de esgoto clandestino.

Por fim, todos os órgãos presentes se prontificaram em colaborar com um conjunto de ações emergenciais para prevenção de riscos e desastres. Acompanhe as próximas noticias e saiba o andamento dessas ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires