Eleições para síndico começam este mês
 

Moradores devem exigir candidatos com “ficha limpa” e melhor conjunto de propostas


 

 
A partir deste mês começam as novas rodadas de eleições para síndicos dos condomínios do DF. Cada prédio define o melhor momento para realizar a escolha da nova diretoria, de acordo com a sua convenção que é elaborada com base nas leis 4.591/64 e 10.402 do Código Civil Brasileiro, e é comum que as eleições aconteçam até abril. Os mandatos correspondem a um período entre um e dois anos, permitida a reeleição.

Em novembro e dezembro do ano passado, o Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Sindicondomínio-DF) realizou cursos de capacitação de síndico para preparar os candidatos que desejam ingressar no ofício ou disputar um novo mandato.
“Como guardião da convenção dos moradores e do regimento interno, o síndico precisa estar preparado para sua missão”, ressalta o presidente do Sindicondomínio, José Geraldo Dias Pimentel.  “Ele precisa zelar pelas áreas comuns e procurar otimizar os gastos, minimizando as despesas, o que leva à redução da taxa de condomínio.”

A eleição é realizada conforme o regramento da convenção, e a convocatória é feita via edital com pauta definida, respeitando o quorum de 2/3 dos condôminos presentes em primeira convocação ou em segunda tentativa, desta vez com qualquer número.

“Ficha Limpa” - Para Pimentel, uma das principais atribuições do síndico é “ser capaz de pacificar as relações entre condôminos e deve priorizar o bem estar de todos”. Entretanto, não é qualquer morador que pode se candidatar à função. É preciso que o condômino esteja em dia com as despesas do condomínio, e há ainda recomendação de que o candidato não esteja com o nome negativado nas empresas de proteção ao crédito. Além de um morador, o papel de síndico também pode ser assumido por um administrador ou uma empresa especializada na área.

Os moradores devem participar do processo, integrando chapas, caso haja interesse em montá-las, ou ainda avaliando as propostas de cada candidato. “Os condôminos pecisam participar ativamente do dia-a-dia do condomínio, e ajudando no que for possível. Só assim conseguirão ao longo do tempo escolher a pessoa que aparentemente possa bem cuidar do bem comum e do bem de seu vizinho”, explica o presidente do Sindicondomínio-DF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires