Ampliação

GDF cria sete novos Conselhos Tutelares e amplia número de conselheiros

  Fábio Magalhães, da Agência Brasília
GDF cria sete novos Conselhos Tutelares e amplia número de conselheiros Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo
DF passa a ter 40 unidades, e os trabalhadores receberão reajuste salarial de quase 100%
  O Distrito Federal ganhará mais sete Conselhos Tutelares ainda neste primeiro semestre do ano. Além disso, os conselheiros terão reajuste salarial de quase 100%. A reformulação foi publicada, noDiário Oficial do Distrito Federal do dia 14 último, com a sanção, pelo governador Agnelo Queiroz, da norma que regulamenta o setor.

"Essa lei representa um avanço enorme. Ela regulamenta todos os direitos trabalhistas, cria o cargo de conselheiro, que era uma luta histórica, e a remuneração deixa de ser de cargo comissionado e passa a receber um subsídio, que no fim de 2014 deve chegar a R$ 4,8 mil. Essa passará a ser a maior remuneração do Brasil", explicou a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

Atualmente, existem em todo o Distrito Federal 33 Conselhos Tutelares, e outros sete, a partir dessa sanção, passam a ser criados. Ao todo, o DF constará com 40 unidades, número que quase se iguala ao quantitativo existente em São Paulo, conforme comparou a titular da pasta.

Os novos Conselhos devem ser implantados na Fercal, Park Way, SIA, Sudoeste, Jardim Botânico e dois em Ceilândia (Sol Nascente e QNQ). Esta última região administrativa, portanto, passará a ter quatro unidades, pois, de acordo com a secretária, "é uma região que tem um número de violação muito grande dos direitos da criança e do adolescente".

"Agora, com essa lei de autoria do Executivo, passamos ao patamar de excelência no campo da criança e do adolescente e passamos a ter uma política de estado nessa área que teve índice de abandono e sucateamento muito grande durante muitos anos", acrescentou Rejane.

As unidades criadas funcionarão provisoriamente em sedes alugadas pelo Governo do Distrito Federal enquanto as estruturas definitivas são construídas. A abertura dos novos conselhos deverá acontecer ainda neste semestre, período em que 35 suplentes tomarão posse para atuar nesses novos locais. No total, o DF passará a contar com 200 conselheiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011