Comunicação

TV pública digital e interativa começa a funcionar no DF

  Vaneska Freire, da Agência Brasília
TV pública digital e interativa começa a funcionar no DFFoto: Brito
Projeto "Brasil 4D" atenderá moradores de Samambaia e Ceilândia
 O GDF e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançaram no dia 17 passado, o projeto "Brasil 4D", que levará a primeira TV pública digital e interativa do mundo a famílias de Samambaia e Ceilândia beneficiadas pelos programas "Bolsa Família" e "DF Sem Miséria". Inicialmente, 60 famílias receberam o equipamento. Até abril serão 300 residências participando do projeto no DF.

"Esse é um projeto que foi pensado para ter na sala das famílias brasileiras, principalmente das mais pobres, uma janela de diálogo com o governo", afirmou o presidente da EBC, Nelson Breve.

Com um simples toque no controle remoto é possível consultar vagas de emprego, oportunidades de capacitação profissional, calendário de vacinação, além de serviços bancários e de aposentadoria, e informações sobre programas de apoio à mulher. A expectativa é que em 10 anos o projeto alcance mais de 13 milhões de famílias.

Segundo o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, o projeto promoverá uma inclusão social eficiente para essas famílias. "Os dados inseridos nesse sistema já estão disponíveis nos nossos sites, mas essas famílias não têm acesso à internet e precisavam sair das suas casas para obterem essas informações", explicou.

O coordenador e idealizador do "Brasil 4D", André Barbosa, afirmou que a intenção é levar os benefícios da internet a famílias de baixa renda que ainda não têm acesso à banda larga.

O projeto, coordenado pela EBC, passará por testes e receberá o acompanhamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com isso, será realizada pesquisa de campo para saber se os canais estão sendo assistidos e se o morador está interagindo de alguma forma com o que é veiculado.

SERVIÇOS - Informações sobre a "Carreta da Mulher", "Saúde da Família", calendário de vacinas, localização e serviços dos Centros de Saúde, além de jogos interativos, estarão inseridas na multiprogramação do projeto.

Também serão transmitidas mensagens sobre os serviços de acolhimento às mulheres vítimas de violência e os projetos "Prospera Mulher" e "Rede Mulher Artesã", além de depoimento da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que dá nome à lei de combate à violência contra a mulher.

FUNCIONAMENTO - Um conversor digital foi instalado na televisão da casa da família, acompanhado de controle remoto e antena. Ao sintonizar o canal 2, TV Brasil, aparecerá na tela uma ferramenta para facilitar o entendimento e a escolha do serviço para o qual o cidadão deseja atendimento.

Os testes começaram no ano passado, em João Pessoa (PB), onde 100 famílias tiveram acesso à plataforma "Ginga", criada e desenvolvida no Brasil. O projeto funciona em parceria com empresas de telefonia, pela tecnologia 3G, usada em telefones móveis.

Entre abril e maio, o "Brasil 4D" também será testado na cidade de São Paulo. Os temas oferecidos serão saúde e educação, e os usuários poderão agendar consultas no Sistema Único de Saúde. Participarão desse teste 2,5 mil famílias no primeiro semestre. A expectativa é que outras 2,5 mil participem na segunda metade do ano.

Entre os parceiros no projeto estão o Governo do Distrito Federal, Banco do Brasil, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal, Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada TOTVS e HMATV, a operadora Oi e a Telebrás.

(V.F./ I.M*.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires