I Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional
  Nos últimos anos, a atuação da sociedade no acompanhamento das atividades governamentais vem crescendo de forma considerável, notadamente em relação às políticas de desenvolvimento e aos resultados delas decorrentes. O Governo do Distrito Federal e o Governo Federal adotaram como método a participação social no processo de formulação de tais políticas públicas, dando sequência prática aos princípios da democracia participativa previstos na Constituição Federal de 1988. Neste sentido, a I Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional que acontece nos dias 01,02 e 03 de outubro, tem por finalidade a promoção de um debate que resulte em diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR, por intermédio da concertação federativa e social.
 A participação da sociedade brasiliense tem efeito positivo no acompanhamento da gestão pública pelo fato de o cidadão estar mais próximo da realidade impactada pela ação pública do próprio governo. É o cidadão que vive onde as políticas públicas são implantadas, e é ele que conhece in loco os problemas e as dificuldades que aquelas se propõem a combater, sendo, inclusive, o principal beneficiário. É partindo deste princípio que as deliberações concretizadas na Conferência Distrital, serão encaminhadas para as macrorregionais que têm como função a realização de debates e a formulação de propostas específicas para as políticas de desenvolvimento das macrorregiões brasileiras e serão convocadas e organizadas pelo Ministério da Integração Nacional.
  Com a elaboração participativa de uma nova política de desenvolvimento econômico, o Governo do Distrito Federal reitera o seu compromisso com a retomada plena da questão regional como prioridade, lançando um olhar detalhado à redução das desigualdades e ao encontro com sua missão institucional: promover o desenvolvimento sustentável, assegurando inclusão socioeconômica, melhoria da qualidade de vida, proteção civil e segurança hídrica da população.
Objetivos
I. Formular princípios e diretrizes para uma nova política regional, distrital e brasileira;
II. Constituir um espaço de deliberação, divulgação, difusão e diálogo federativo e social acerca de temas e políticas de Desenvolvimento Regional;
III. Contribuir para a elevação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR à condição de política distrital;
IV. Indicar conexões para a interação entre as políticas de desenvolvimento regional e as demais políticas públicas;
V. Promover o fortalecimento da cooperação e uma maior aproximação com os demais entes federados, academia e sociedade; e
VI. Lançar as bases para o estabelecimento de mecanismos de governança regional no Distrito Federal.

No DF, serão debatidos cinco eixos temáticos:

1.       Governança, Participação Social e Diálogo Federativo;

2.       Financiamento do Desenvolvimento Regional;

3.       Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade;

4.       Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável; e

5.       Estratégias de Desenvolvimento para a Região Geoeconômica do Distrito Federal.

  A organização do I CDDR está a cargo das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico; de Governo; de Micro, Pequenas Empresas e Economia Solidária e do Entorno.
As pré-inscrições podem ser efetuadas, até 25 de setembro de 2012, no site www.sde.df.gov.br , e deverão ser confirmadas, presencialmente, no credenciamento que se inicia às 8h do dia 1º de outubro de 2012, no limite de 300 credenciados.
A Conferência Distrital será realizada no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, localizado no Eixo Monumental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires