138 empresas são suspeitas de ter 



contratos irregulares com GDF


Tribunal analisou contratos de 2009 com 13 administrações regionais.
Se fraudes forem confirmadas, empresas podem ser declaradas inidôneas.


A Secretaria de Transparência do Distrito Federal abriu processo contra 138 pequenas e médias empreiteiras suspeitas de irregularidades em contratos com o governo do DF. As investigações começaram após o Tribunal de Contas do DF analisar as contas de 13 administrações regionais do ano de 2009. Foram encontradas, por exemplo, suspeitas de superfaturamento e de acordos entre empresas de engenharia para fraudar licitações.
As empresas foram responsáveis por obras como calçamento, asfalto, manutenção de parques e jardins. De acordo com o secretário de Transparência, Carlos Higino, se as fraudes forem confirmadas, as empresas poderão ser declaradas inidôneas. “Sendo declarada inidônea, a empresa fica proibida de ser contratada por qualquer órgão da administração pública federal, estadual ou distrital”, disse Higino.
O problema começou em Águas Claras e foi apresentado ao TCDF pelo Ministério Público de Contas. 18 empresas que fizeram obras na cidade vão ser investigadas. A gravidade das irregularidades fez com que também fossem analisados contratos de outras doze administrações regionais.
O maior número de contratos suspeitos foi detectado em Samambaia, com 44 casos. Apesar de as contas serem de 2009, o secretário de Transparência disse que algumas empresas continuam prestando serviço para o GDF até o fim das investigações, no primeiro trimestre de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires