Pentecostes reunirá 2 milhões de fieis no Taguaparque

  Marôa Pozzebom, da Agência Brasília
Pentecostes reunirá 2 milhões de fieis no TaguaparqueFoto: Roberto Barroso
GDF disponibilizará banheiros químicos e ampliará horários do transporte público, além de destacar efetivos da PM, Detran, Corpo de Bombeiros e Samu para garantir segurança e tranquilidade ao público da festa católica
Maior celebração da fé católica no Distrito Federal, a tradicional Festa de Pentecostes começou os preparativos da sua 14ª edição, de 12 a 19 de maio. Mais uma vez, o evento religioso será realizado no Taguaparque, em Taguatinga. Todos os anos, a comemoração cristã reúne, segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 2 milhões de pessoas,entre moradores do DF e de outros estados, como Ceará, Goiás e Minas Gerais.
 
Para garantir segurança e conforto à população, o governador Agnelo Queiroz convocou, hoje (21), secretarias e outros órgãos do GDF para discutir a organização e a estrutura da 14º edição da festa. Neste ano, o Pentecostes terá como tema "Eu vou por Cristo, com Cristo e em Cristo". A novidade será uma escultura de 3 metros de altura do Cristo Redentor, montada em cenário similar ao do Rio Janeiro.
 
"O Pentecostes é um momento de reflexão e de paz para a cidade. A cada edição, atraímos um público cada vez maior. Não é uma festa só de Brasília: muita gente vem de outros estados para participar desse momento de fé", ressaltou o governador.
 
O GDF vai montar tendas para atendimento médico de urgência, instalar banheiros químicos, e ampliar o horário de funcionamento do transporte público coletivo. A segurança ficará por conta da Polícia Militar, enquanto o Detran será responsável pelas intervenções viárias e fiscalização do trânsito.
 
Outros órgãos, como SLU, Agefis, Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CEB e Administração Regional de Taguatinga também darão suporte ao evento. Eles ficarão responsáveis, entre outras ações, pela liberação de alvará eventual, limpeza, proibição de ambulantes não cadastrados e verificação das medidas de segurança. "Essa é uma festa que expressa a cultura do povo de Brasília, por isso tem o apoio integral do nosso governo", destacou Agnelo Queiroz.
 
Fé e tradição - Comemorado 50 dias após a Páscoa, o Pentecostes é uma das principais festas do calendário cristão. Nos últimos anos, o Distrito Federal passou a ter notoriedade diante de grandes comemorações realizadas, especialmente, pela Paróquia São Pedro Apóstolo. A celebração é transmitida para vários estados e países em 600 frequências de rádios e dois canais de TV aberta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reviravolta no concurso de Miss Vicente Pires 2011

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires