Pentecostes reunirá 2 milhões de fieis no Taguaparque

  Marôa Pozzebom, da Agência Brasília
Pentecostes reunirá 2 milhões de fieis no TaguaparqueFoto: Roberto Barroso
GDF disponibilizará banheiros químicos e ampliará horários do transporte público, além de destacar efetivos da PM, Detran, Corpo de Bombeiros e Samu para garantir segurança e tranquilidade ao público da festa católica
Maior celebração da fé católica no Distrito Federal, a tradicional Festa de Pentecostes começou os preparativos da sua 14ª edição, de 12 a 19 de maio. Mais uma vez, o evento religioso será realizado no Taguaparque, em Taguatinga. Todos os anos, a comemoração cristã reúne, segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 2 milhões de pessoas,entre moradores do DF e de outros estados, como Ceará, Goiás e Minas Gerais.
 
Para garantir segurança e conforto à população, o governador Agnelo Queiroz convocou, hoje (21), secretarias e outros órgãos do GDF para discutir a organização e a estrutura da 14º edição da festa. Neste ano, o Pentecostes terá como tema "Eu vou por Cristo, com Cristo e em Cristo". A novidade será uma escultura de 3 metros de altura do Cristo Redentor, montada em cenário similar ao do Rio Janeiro.
 
"O Pentecostes é um momento de reflexão e de paz para a cidade. A cada edição, atraímos um público cada vez maior. Não é uma festa só de Brasília: muita gente vem de outros estados para participar desse momento de fé", ressaltou o governador.
 
O GDF vai montar tendas para atendimento médico de urgência, instalar banheiros químicos, e ampliar o horário de funcionamento do transporte público coletivo. A segurança ficará por conta da Polícia Militar, enquanto o Detran será responsável pelas intervenções viárias e fiscalização do trânsito.
 
Outros órgãos, como SLU, Agefis, Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CEB e Administração Regional de Taguatinga também darão suporte ao evento. Eles ficarão responsáveis, entre outras ações, pela liberação de alvará eventual, limpeza, proibição de ambulantes não cadastrados e verificação das medidas de segurança. "Essa é uma festa que expressa a cultura do povo de Brasília, por isso tem o apoio integral do nosso governo", destacou Agnelo Queiroz.
 
Fé e tradição - Comemorado 50 dias após a Páscoa, o Pentecostes é uma das principais festas do calendário cristão. Nos últimos anos, o Distrito Federal passou a ter notoriedade diante de grandes comemorações realizadas, especialmente, pela Paróquia São Pedro Apóstolo. A celebração é transmitida para vários estados e países em 600 frequências de rádios e dois canais de TV aberta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires