Agilidade

Conselhos tutelares ganham banco de dados mais eficiente

  Ailane Silva, da Agência Brasília


Sistema padronizado começa a ser instalado nesta segunda-feira (8) nos 33 postos de atendimento
   Um novo sistema de banco de dados  para padronizar e armazenar as denúncias de violações contra os direitos de crianças e adolescentes com mais detalhes – começa a ser instalado, nesta segunda-feira (8), nos 33 Conselhos Tutelares do Distrito Federal (CTDF).

"Os conselheiros poderão cadastrar as violações de maneira mais precisa em cada cidade, e, com isso, vamos aperfeiçoar as políticas públicas de combate a esse problema social", destacou o coordenador do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA), Cleverton Simão dos Santos.

Cada unidade terá um banco em que serão inseridas as informações, e, no primeiro dia de cada mês, um relatório que concentra as denúncias de todo o DF será enviado ao CRCA.

Segundo Santos, antes, as informações eram fechadas semestralmente e cada unidade tinha uma forma diferente de cadastrar as denúncias, o que prejudicava a avaliação do material e um trabalho específico de acordo com as necessidades de cada região administrativa.

"Cada dia mais, estamos reforçando o papel dos Conselheiros e das Conselheiras Tutelares. Este banco de dados vai permitir avanços e registros que vão nos auxiliar, e muito, no desenvolvimento de ações positivas em defesa das nossas crianças e adolescentes", relatou Vera Lúcia Fernandes, Secretária Adjunta da Secretaria da Criança.

ATENDIMENTO – Crianças e adolescentes vítimas de negligência ou violência física, psicológica e sexual podem receber assistência no CRCA e nos Conselhos Tutelares.

Esses órgãos realizam encaminhamento para serviços jurídicos e psicológicos e matriculam a criança ou adolescente na escola, entre outros auxílios.

Interessados em denunciar crimes contra essa parcela da população podem utilizar o serviço, 24h e durante os fins de semana e feriados, prestado pelos telefones (61) 3234-8555 (fax) e (61) 3234-2876 ou ainda pelo e-mailcrcaplantao@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires