Alerta
DF tem cerca de 20 mil poços artesianos ilegais, que podem acabar com a água subterrânea da capital em 15 anos
Multas para quem for flagrado com recursos hídricos irregulares chega aos R$ 30 mil
A perfuração desordenada e clandestina de poços artesianos e cisternas pelos condomínios irregulares e invasões da capital federal ameaça o abastecimento de água dos brasilienses em um futuro não muito distante. Atualmente, existem pelo menos 20 mil captações de recursos hídricos ilegais em todo o DF. O professor de geologia, especialista em hidrogeologia e doutor em poços artesianos pela UnB (Universidade de Brasília), Fernando Straus, explicou que se a situação não for controlada, em 15 anos a água subterrânea do Distrito Federal pode acabar.
Para ele, essa "grande exploração" do lençol freático coloca em risco todos os recursos hídricos atualmente existentes no cerrado, o que pode provocar danos "irreversíveis" ao meio ambiente e à população a curto e médio prazos.
— Além de acabar com toda a água subterrânea, ainda deteriora-se rapidamente a qualidade da [água] que é boa para consumo humano.
Straus explicou que participou de um estudo recente pela universidade e ficou comprovado que alguns moradores de Brasília consomem água de forma indiscriminada e bem acima da capacidade de reposição natural das fontes de captação.
Ele faz um alerta e pede para que a população se conscientize enquanto é tempo.
— Moradores do Jardim Botânico, Península Norte, Lago Sul, Park Way, Gama, Grande Colorado, Vicente Pires e Sobradinho precisam ter consciência do que estão fazendo com o meio ambiente. Não somente eles, mas todos os moradores do Distrito Federal devem abrir os olhos. A água ainda é um recurso gratuito, mas se as coisas continuarem como estão em breve teremos que pagar caro por ela.
Comentários
Postar um comentário