MOVIMENTO

Eu reciclo, e você?

  Denise Miranda, da Coordenadoria das Cidades
Eu reciclo, e você?Foto: Divulgação/Limpa Brasil
Este será o tema do Projeto Limpa Brasil!, que ocorrerá este ano em 14 cidades brasileiras, entre elas Brasília
Reunir voluntários nas 14 maiores cidades brasileiras para retirar o lixo das ruas, durante um dia inteiro, e incentivar a mudança de hábito. Essa é a proposta do Limpa Brasil Let´s do it!, movimento mundial de mobilização social. O projeto, que ocorreu em Brasília em 2011, volta à capital federal este ano e tem o apoio da Casa Civil do DF, por meio da Coordenadoria das Cidades.
O objetivo é inserir e engajar as Administrações Regionais no movimento para que elas ajudem a divulgá-lo, mobilizando a população. "É uma excelente iniciativa e estou certo de que receberá toda a colaboração necessária por parte das RAs para que tenhamos um DF realmente limpo", afirmou o coordenador das Cidades, Chico Machado, após reunião realizada este mês com representantes da empresa privada Atitude Brasil, organizadora do Limpa Brasil, e com o presidente da associação de catadores do Jardim Gramacho, Tião Santos.
Durante o encontro, o Limpa Brasil foi repaginado e, para os próximos meses, estão previstas atividades com o objetivo de preparar efetivamente o Distrito Federal para receber o projeto. A data do movimento em Brasília ainda será definida.
De 2011 a 2012, foram realizadas ações em 16 cidades brasileiras, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a participação de 116 mil voluntários. Como resultado, foi recolhido cerca de 1 milhão de tonelada de material com potencial de reciclagem, o que beneficiou 100 cooperativas e mais de 2 mil famílias.
Origem – O Let´s do it! surgiu na Estônia em 2008, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras. Assim, num período de cinco horas e com a colaboração de 50 mil voluntários, foram coletadas 10 mil toneladas de resíduos. Hoje, o movimento ocorre em mais de 60 países, em todos os continentes.
Saiba mais – Jardim Gramacho é um bairro do estado do Rio de Janeiro, situado no município de Duque de Caxias. Nele, durante 20 anos - até junho de 2012 - funcionou o maior aterro sanitário da América Latina, que recebia diariamente mais de 7 mil toneladas de lixo. Tião Santos, que preside hoje a associação dos catadores do local, ficou conhecido nacionalmente por ter sido retratado em um quadro elaborado com materiais reciclados e leiloado em Londres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires