Biometria: campanha sobre recadastramento começou no último dia 12
        

                          Campanha biometria 2013

  
  A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de esclarecimento sobre a tecnologia da biometria e o recadastramento biométrico do eleitor começa a ser veiculada na quarta-feira (12) em rede nacional de televisão e rádio.        A iniciativa visa convocar os votantes brasileiros a comparecerem aos seus cartórios para fazerem a revisão eleitoral por meio da coleta de impressões digitais e da atualização de dados. Em 2014, mais de 23 milhões de brasileiros deverão ser identificados por meio das digitais na hora da votação. 

   Esta é a terceira fase do recadastramento biométrico e participam da medida 490 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal. Nas últimas eleições municipais, mais de 7,7 milhões de eleitores já puderam ser identificados pela biometria.

Campanha

   A campanha para esclarecer os brasileiros sobre o recadastramento é composta de dois vídeos e dois spots para rádio e terá duas fases: uma conceitual e uma regional. A conceitual será divulgada nacionalmente para apresentar a biometria a todos os brasileiros, tendo em vista que a meta da Justiça Eleitoral é concluir o recadastramento até o final desta década.

   Já a segunda fase da campanha deverá ser regionalizada, para convocar, naquele determinado período, somente os eleitores dos locais onde estará ocorrendo o recadastramento.

Site da Biometria

   Também na quarta-feira, na mesma data os interessados em saber mais sobre o recadastramento já poderão acessar o site da Biometria, uma das peças da campanha. No site, será possível acompanhar a evolução da revisão biométrica em todo o país, além de conferir as notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e suas peculiaridades. As peças da campanha da Biometria também poderão ser acessadas na página.


Recadastramento Biométrico

   Por meio da biometria, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, outra grande vantagem da tecnologia biométrica é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.

   Todos os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município; caso contrário, terá o seu título cancelado.

   Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

  O título do eleitor que não se recadastrar é cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. Quando do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Fonte: TSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires