Boi do Seu Teodoro na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires 


   Neste sábado 15 de junho de 2013, esteve presente na Festa Junina da Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires com uma grande apresentação para toda comunidade presente.

   A Festa -A Festa do Boi de Seu Teodoro é realizada tradicionalmente desde 1963 na sede do grupo (Centro de Tradições Populares, em Sobradinho/DF). Este ano realiza o seu cinquentenário de forma especial, afinal chegaram a meio século de existência, de luta e de paixão pela cultura maranhense. O grupo folclórico Bumba Meu Boi e Tambor-de-crioula foi idealizado pelo saudoso Mestre maranhense Teodoro Freire, juntamente com alguns amigos que também já partiram para o plano superior. Em 1963, foram uniram as paixões e saudades da cidade natal, impulsionando então, o sonho de Seu Teodoro de ter um “Boi” no Planalto Central. 

   O sonho tornou-se real e o boi ganhou vida, assim como fez no Rio de Janeiro, antes de fincar suas raízes no Distrito Federal. Seu Teodoro deixou a capital carioca, mas não sem antes demonstrar a paixão pelo Bumba meu boi, onde criou um grupo e realizou inúmeras apresentações. Ele é o grande responsável pela presença do Bumba-Meu-Boi em Brasília, manifestação cultural trazida do Maranhão que encanta a todos, embalada com os seus mais diversos ritmos e sotaques. Hoje, sob o comando perseverante de Guarapiranga Freire, filho caçula do saudoso Mestre Teodoro, não mede esforços para realização desta justa homenagem ao grupo, Bumba meu boi e Tambor-de-crioula de Seu Teodoro. Guarapiranga acredita ser uma forma de homenagear também a luta do pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires