Carretas da Mulher oferecem exames em três regiões do DF até o dia 17


Veículos estão em Vicente Pires, Arapoanga e Riacho Fundo.
Atendimento acontece entre 8h e 17h; distribuição das senhas é às 7h.


Governo do DF inaugura unidade móvel de saúde da mulher (Foto: Gerson Lucas / GDF)Unidade móvel de Saúde da Mulher, na inauguração
do programa no DF (Foto: Gerson Lucas / GDF)
Moradoras de Vicente Pires, Arapoanga e Riacho Fundo podem fazer exames preventivos com as equipes das três Carretas da Mulher até o dia 17 de maio. O atendimento acontece entre 8h e 17h.
São oferecidas 50 vagas diárias para mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero. A distribuição de senhas começa às 7h.
Interessadas na realização dos exames devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Os resultados serão entregues nas unidades básicas de saúde do Gama.
Para a realizar papanicolau e ecografia, a paciente não pode ter tido relação sexual nas últimas 48 horas. Já no caso da mamografia, mulheres abaixo de 40 anos devem levar pedido médico. A carreta também oferece aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis.
O programa foi implantado em março de 2012. A carreta tem dois consultórios de coleta de preventivo ginecológico. O serviço também oferece atividades educativas, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, teste rápido de HIV e sífilis.
A recomendação do GDF é que os pacientes cheguem o mais cedo possível para garantir o atendimento. A secretaria informa que a carreta é um serviço de saúde complementar, que não substitui os atendimentos nas unidades de saúde. Caso não seja atendido, o paciente deve se encaminhar para alguma unidade de sua região.
Desde que foi lançada, em março de 2012, as carretas realizaram juntas cerca de 40 mil exames. Até 5 de abril, foram feitas 13.273 mamografias, 13.680 ecografias e 12.575 preventivos do câncer de colo de útero
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires