Para gostar de ler

  
Para gostar de lerFoto: Pedro Ventura
GDF lança plano de incentivo à leitura, em evento comemorativo ao Dia do Livro

Foi apresentado na última segunda-feira (29) o Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura, que fomentará as políticas de incentivo e de acesso a obras literárias. O documento, em elaboração desde agosto do ano passado pela gerência do Livro e da Literatura da Secretaria de Educação do DF, foi entregue aos secretários de Cultura, Hamilton Pereira, e de Educação, Denílson Bento da Costa, e atende determinação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz: “Nosso objetivo é fazer de Brasília a capital da leitura”. A cerimônia ocorreu durante o 1º Seminário do Livro e da Leitura, realizado no Conjunto Cultural da República.

“O plano servirá para fomentar as políticas de incentivo à leitura no Distrito Federal, e estimular a população a ler mais, contar histórias e incentivar que nossas crianças também se interessem pela literatura”, disse a gerente do Livro e da Literatura da Secretaria de Educação do DF, Cristiane Salles.

A literatura tem sido peça importante no desenvolvimento da educação e da cultura no Distrito Federal, com projetos como a Mala do Livro, que conta com 504 estantes distribuídas em escolas, domicílios, estações de metrô e áreas rurais.

Acesso à leitura para cegos – A escritora Noeme Rocha destaca que a leitura em braile está bem mais difundida nos últimos anos. “Hoje a pessoa cega pode contar com obras de todos os tipos. Com a ponta dos dedos ela pode tocar e sentir o que o autor quer transmitir. Poder ler é uma dádiva de Deus”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires