Eleições 2012: no DF, 200 mil devem justificar

  
Eleições 2012: no DF, 200 mil devem justificarFoto: Elza Fiúza/ABr
DF terá 99 postos funcionando no domingo, das 8h às 17h. É preciso levar número do título eleitoral e documento oficial com foto
Mais da metade dos 2,6 milhões de moradores do Distrito Federal não nasceu no quadrilátero. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), 200 mil residentes no DF estão fora de seus domicílios eleitorais e, portanto, precisarão justificar a ausência nas urnas durante as eleições municipais no próximo domingo (7). Para isso, o eleitor precisa comparecer a um dos 99 postos de justificativa do DF, das 8 às 17h, com o número do título eleitoral e um documento oficial com foto.

eleicoes centralatendimentoO procedimento é feito por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação. O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e na página do TRE-DF. No domingo, o RJE estará disponível também nos locais de votação ou de justificativa.

Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, será preciso apresentar, em até 60 dias, o requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.

O primeiro turno das eleições 2012 será realizado em 7 de outubro, e o segundo no dia 28 de outubro. Eleitores inscritos no DF não precisam justificar, porque aqui não há pleito municipal.

Justificativa – Será válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

Exterior – Os que residem no exterior devem requerer a sua inscrição eleitoral (título de eleitor) nas sedes das repartições diplomáticas brasileiras, com jurisdição sobre a localidade de sua residência ou no Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires