Eleições 2012: no DF, 200 mil devem justificar

  
Eleições 2012: no DF, 200 mil devem justificarFoto: Elza Fiúza/ABr
DF terá 99 postos funcionando no domingo, das 8h às 17h. É preciso levar número do título eleitoral e documento oficial com foto
Mais da metade dos 2,6 milhões de moradores do Distrito Federal não nasceu no quadrilátero. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), 200 mil residentes no DF estão fora de seus domicílios eleitorais e, portanto, precisarão justificar a ausência nas urnas durante as eleições municipais no próximo domingo (7). Para isso, o eleitor precisa comparecer a um dos 99 postos de justificativa do DF, das 8 às 17h, com o número do título eleitoral e um documento oficial com foto.

eleicoes centralatendimentoO procedimento é feito por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação. O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e na página do TRE-DF. No domingo, o RJE estará disponível também nos locais de votação ou de justificativa.

Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, será preciso apresentar, em até 60 dias, o requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.

O primeiro turno das eleições 2012 será realizado em 7 de outubro, e o segundo no dia 28 de outubro. Eleitores inscritos no DF não precisam justificar, porque aqui não há pleito municipal.

Justificativa – Será válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.

Exterior – Os que residem no exterior devem requerer a sua inscrição eleitoral (título de eleitor) nas sedes das repartições diplomáticas brasileiras, com jurisdição sobre a localidade de sua residência ou no Cartório Eleitoral do Exterior com sede em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laboratório Sabin em Vicente Pires

Academia IPPON traz artes marciais para Vicente Pires

Nova Farmácia Pague Menos